A programação você vê no site da Locaweb. Lá, também faz a inscrição e gera (imprime) o boleto. A inscrição custa R$29, mas todos que comparecerem ao evento receberão um vale-desconto em serviços da empresa, no valor de R$30.
Esta foi a terceira vez que vou ao encontro anual da Locaweb (em 5 anos de trabalho direto com a web). Este ano, mesmo tendo palestrantes repetidos de 2007, o evento foi totalmente diferente e bastante produtivo e acrescentador. A começar pelo ambiente que os organizadores montam, incluindo apresentação do palco e sonorização, o evento é nota 10 em apresentar as novidades tecnológicas. Com patrocinadores e parceiros de peso - como Google, Microsoft e .com - já dá pra imaginar que o evento é padrão hi-tech em se tratando de web.
A primeira parte do evento foi bastante técnica, com palestras mais voltadas aos programadores e webmasters. Os palestrantes fizeram simulações e testes ao vivo, o que é uma iniciativa arrojada em se tratando de programação e desenvolvimento de códigos. Confesso que nesta parte, até a hora do almoço, entendi pouco mais de 5% de tudo o que foi falado. Nem mesmo as terminologias que para os programadores são diárias...
Mas, após o almoço, não deu tempo nem de bater aquele "sonhinho". Foram 3 palestras voltadas para a minha área, para o marketing, organização da informação e propagandas na web. Para começar, uma bela e entusiasmante apresentação do Google. Quem trabalha com web e não sonha em fazer parte do Google é preciso repensar na sua escolha profissional! Não dá pra ser um profissional web e criticar o Google simplesmente por criticar. Eles são os maiores mesmo e, a menos que você seja um profissional do concorrente (veja nota "Saia Justa" a seguir) é praticamente impossível que não fale o nome do Google e não o utilize pelo menos uma vez por dia.
Saia Justa
Rogério Cordeiro, especialista em desenvolvimento da Microsoft, se colocou numa daquelas situações na qual é melhor rir. No meio de sua apresentação, falando sobre um produto ou serviço (que não lembro agora) informou que poderíamos buscar... "em qualquer buscador da internet... no Windows Live (por exemplo)".
Toda a platéia, formada por uns 400 profissionais, riu ao perceber que ele travou a língua e a fala para não pronunciar a palavra Google. À minha colega de trabalho (chefe), e pós, brinquei que os funcioários da Microsoft devem ser proibidos de falarem a palavra Google, ou terão débitos em sua conta bancária.
(na foto: Cristina Dissat e eu)
Apresentação em um só Slide
O mesmo palestrante, Rogério, fez sua apresentação toda em um slide. Incrível, mas tudo o que ele falou estava na "capa" da apresentação (bastando dar alguns "zoom´s" na imagem). Incrível mesmo. Veja ao lado a foto do slide. Para fazer igual ele deu a dica: utilize o software Deep Zoom Composer, que exporta a apresentação em html/xml.
Um detalhe interessante: você sabe quantas pessoas estão conectadas ao MSN atualmente? Segundo ele são 54 milhões de assinaturas brasileiras. Levando em conta que os índices de brasileiros conectados á web é de aproximadamente 40 milhões de pessoas, conclui-se que alguns brasileiros têm mais de um e-mail inscrito no MSN.
Mais um Homem-Google
Logo no início do meu atual curso de pós-graduação, em Marketing Digital, tivemos uma disciplina que abordou SEO. A matéria foi dada pelo Prof. Paulo Teixeira, dono do www.marketingdebusca.com.br, e nós o apelidamos carinhosamente de Homem-Google.
Hoje posso dizer que conheço dois homens-google, sendo que um deles é lá de dentro e o outro te ensina a ficar entre os "preferidos" do robô (Google). O gerente de Adwords, desde que a empresa chegou ao Brasil, Rodrigo Lourenço, nos contou uma breve e linda história das "organizações Google". Ele me ensinou um novo conceito: o Lovecasting. O que significa? É simples. Lovecasting é quando as pessoas criam conteúdo e definem as tendências, decidindo o que quer e vai consumir e influenciando na decição dos outros. É a internet colaborativa, é a web 2.0, é a criatividade coletiva, a descentralização e democratização da informação.
A apresentação dele foi fantástica. Ele falou de Human Computation (cada vez mais a mente humana de resolvendo os problemas que o computador não consegue) e relacionou, por exemplo, o orkut a um estao brasileiro. Com 20 milhões de brasileiros com perfis no Orkut, ele seria maior do que o estado de Minas Gerais. Quer saber o que mais? Sabe o Youtube, então, 3 milhões de nossos conterrâneos são responsáveis pela audiência semanal do "canal" distribuidor de vídeos digitais.
Internet Peopleware
Gil Giardelli foi o cara responsável por nos fazer sonhar ainda mais e nos deixar preocupados no "onde vamos parar?". Ele falou sobre o Caos do 2.0, onde todos colocam as informações desordenadas na rede. Segundo ele, o que manda agora não os 4 C´s: colaboração, comunidade, conteúdo e comércio.
Coincidentemente ele mostrou um vídeo que eu havia visto na noite anterior, na primeira aula de Planejamento de Comunicação, na pós. "A visão dos estudantes" é realmente um vídeo impressionante sobre a era atual da informação (digital). A professora Juliana Demasi, que trabalha na área de Marketing da Tim, nos disse que este vídeo é o segundo de uma trilogia. Quem tiver interesse, seguem os links dos dois primeiros:
- 1º vídeo da trilogia - Information R-evolution
http://www.youtube. com/watch? v=-4CV05HyAbM&feature=related
- 2º vídeo da trilogia - A Vision of Students Today
http://www.youtube. com/watch? v=dGCJ46vyR9o
O Racional da Propaganda
Cesar Paz, sócio da Agência AG2, brincou dizendo que sua apresentação seria o lado racional da palestra do Gil. Posso dizer que foi o lado prático.
Ele falou de internet corporativa, de tecnologia da informação (com 40 anos de existência) e marketing corporativo (com 50 anos). E lembrou que o Caos 2.0 foi criado por nós mesmos e que essa overdose de informação é o que gera irrelevância a elas. Eu concordo plenamente com ele quando diz que "é impossível consumir o que recebemos de informação".
O novo conceito passado por ele foi o Webnative (falo sobre isso depois). Cesar apresentou alguns cases de sucesso, de sua empresa, como o da Embraer, do Bradesco e a campanha de outono/inverno da C&A (que foi um sucesso). E mostrou uma campanha que ele gostaria de ter feito (www.naotempreco.com.br).
Pra Finalizar
O evento foi maravilhoso! Colocarei mais coisas aqui a medida que for tendo tempo de escrever e me detalhar mais sobre os assuntos.
Minha próxima parada neste mundo das palestras será no sábado, no Encontro de Webdesigner. Aguarde, pois farei o mesmo colocando o resumo aqui.
Um comentário:
Muito obrigado pela citacao! Continue assim estudando, sonhando, construindo!
Abs Digitais.
Gil Giardelli
http://gilgiardelli.wordpress.com
Postar um comentário