terça-feira, 28 de abril de 2009

Encontros de Profissionais da Web e Jornalistas (Parte 1)

Se falar é de graça... e como escrever também é, a gente solta o verbo! Este mês tive a oportunidade de estar em dois eventos bastante interessantes: o Web Analytics Wednesday Rio (em 15 de abril) e o IV Seminário Médico/Mídia (em 17 de abril). Farei, então, um resumo do que foi abordado nestas 'reuniões de nerds'. A palavra 'nerd' neste caso é utilizada, por mim, da forma mais carinhosa e positiva possível, afinal eu estou no meio destas pessoas - antenadas nas novas tecnologias e que buscam sempre se atualizar e trocar informações para que possam desenvolver o seu trabalho diário de uma forma cada vez melhor. Para completar minha atualização do mês, em 22 de abril iniciei dois cursos: Conhecimentos em Rede, com Carlos Nepomuceno, e Curso Online de Jornalismo em Desenvolvimento Humano.

Mas, voltando ao assunto, o primeiro post será sobre a noite do dia 15.

Em primeiro lugar foi bastante difícil convencer o meu namorado de que iria para uma palestra em uma boate no Leblon, mas, como sou uma pessoa confiável, ele não teve motivos para encrencar (muito...rs). Eu fiquei sabendo do evento graças à mensagem da Camila Leporace, que foi minha colega de classe na Pós-Graduação em Marketing Digital da FACHA. Ela mandou um convite para o grupo de emails da turma e acabou conseguindo reunir algumas pessoas da sala, por lá. Como podem ver na foto: Camila Leporace, Flavia Garcia (eu), Cristina Dissat, Roberta Florido e Marcelo Freitas.


Resultado fui e adorei o networking. Gostei muito também pois encontrei meu querido ex-colega de trabalho Aristeu Araújo (foto). Encontrei ainda alguns amigos @s (@claudiamello, @happymoon, @roneyb) e um amigo do samba, que eu só conheço como Japa (me desculpe) e nem sabia que ele era da área.

Mas, falando da palestra principal da noite, que foi apresentada pelo Gustavo Pereira http://www.twitter.com/guga1975), da Dinamize e da Abradi-RJ, foi interessante vê-lo falando das profissiões da internet, que surgem novas a cada momento. Sobre o assunto, fiz, inclusive, um texto sobre a sua apresentação para o site/blog da empresa onde trabalho (Informed Jornalismo). Em resumo, o Gustavo falou que o profissional do futuro é aquele que tem o potencial para se reciclar e recriar em curtos ciclos. Eu completo dizendo que este é o profissional que o mercado quer HOJE.

Inove, questione, pesquise o novo, recolha dados analíticos, entenda os objetivos do marketing do seu produto/cliente, foram palavras-chave utilizadas por ele para instigar os presentes. Não basta criar o novo. Nesta manhã minha editora, que é também a criadora do Blog Fim de Jogo, Cristina Dissat, percebeu que o Globo (online) começou a fazer a cobertura dos jogos no Maracanã da mesma forma como ela faz há 5 anos. Ela pediu a opinião de todos os integrantes das listas de discussões que faz parte (jornalistasdaweb, blogosfera e mktdigital) e dos seu seguidores do twitter. Eu respondi "o que é bom e dá certo é copiado. É assim que funciona a internet". Sempre foi assim e não vai mudar. Uns criam, outros analisam e copiam. O mérito é daquele que soube fazer melhor a sua imagem e o seu trabalho. No caso específico das coberturas dos arredores do Maracanã, o mérito é sempre da @fimdejogo (e não é puxa-saquismo).

Quem quiser ver a apresentação do Gustavo, acesse o Slideshare.

Para refletir: Neste mundo plural e multifuncional, nós temos sempre a sensação de estar perdendo algo. É ai que o mercado percebe quem está ou não a fim de crescer com as novas tecnologias e continuar na ativa e na "guerra" por um lugar ao Sol.

Nenhum comentário: