quarta-feira, 25 de março de 2009

Comprando Pela Internet: duas compras, na mesma loja, no mesmo dia

Na última quinta-feira (dia 19/03), o assunto da manhã no Twitter era que o Submarino.com.br estaria vendendo todos os livros do Harry Poter a R$9,90 cada. Eu, que sempre tive a curiosidade de ler as aventuras do pequeno bruxo, não hesitei em entrar na loja virtual e fazer o meu pedido. Afinal, uma de minhas vontades é ter uma biblioteca diversificada em casa, além disso, eu gosto é de livro de papel. Quem me conhece sabe que eu sou super ligada em tecnologias, novidades, internet e tal, mas pra mim, nada substitui o velho hábito e prazer de pegar um livro e lê-lo onde quiser (na cama, no metrô, na praia, no jardim...).

Pois bem, consegui comprar, após várias tentativas tendo em vista que o site não aceitou nenhum de meus cartões de crédito o que só poderia ser um bug no sistema deles (e era, pois cheguei a utilizar o atendimento online e, via chat, uma das atendentes me respondeu que estavam com problemas no site devido ao grande número de acessos/interessados naquele produto). Vale ressaltar que, conhecidência ou não, o fato é que um dos livros acabou em menos de 10 minutos após ser divulgado por um de meus contatos no Twitter. Quanto à isso, não vou me estender, pois a existência e o poder do Twitter são assunto para outro(s) post(s).

Acabei comprando 7 dos 8 livros inicialmente disponíveis, por meio de boleto bancário. No mesmo momento entrei no meu 'internet banking' e paguei o boleto. Logo após, entrei em uma de minhas contas pessoais de email e lá estava uma newsletter também do Submarino com uma oferta imperdível de um porta-retratos digital (com rádio-relógio, calendário e tocador de MP3). Eu não podia perdê-la. O desconto era de quase 50%. Novamente não consegui comprar com os cartões de crédito e vi que o problema estava mesmo no sistema do site deles. Imprimi o boleto, mas só paguei no dia seguinte (sexta-feira) e já na segunda, dia 23, o produto chegou lá em casa. Mas, até hoje, não recebi os livros... (apesar de ter o email de confirmação de compra). Vai entender?

Uma Resposta Possível

Em 2007 assisti a algumas aulas/palestras sobre e-commerce, pois estava planejando montar uma loja virtual. Nestes encontros, com diversas pessoas, aprendi que lojas com diversos departamentos precisam de vários galpões com seus produtos divididos entre eles. Além disso, esses galpões podem ser terceirizados, o que justifica a diferença na logística de cada tipo de produto.

No exemplo que dei acima, foram duas compras, feitas na mesma loja virtual, no mesmo dia e com a mesma forma de pagamento, mas em uma foram produtos de livraria e na outra eletrônicos. Pensando um pouco sobre o assunto, para quem costuma fazer compras pela internet, não é difícil lembrar de uma mesma compra na qual tenha recebido dois pacotes diferentes. Isso já aconteceu comigo. mas aí também é história para outro post.

Até a próxima.

quinta-feira, 12 de março de 2009

20 Anos de World Wide Web

Alguém pode explicar por que não encontro nada na internet brasileira sobre amanhã: 20 anos da criação da world wide web?

Achei na Wikipedia que o Tim Berners-Lee criou-a em março de 1989, mas nada (em português) sobre o dia certo. Agora me pergunto: Como assim? Onde estão as notícias das comemorações? Ninguém no Brasil vai celebrar esta data?

Não dá pra entender como uma data tão importante não está na mídia. Nem entre os tititis dos (meus amigos) 'nerds'. Não li nada sobre isso no Twitter? Nada nas listas de discussões que participo (JW, blogosfera, MKT Digital, Jornalismo online), nada.

Bom, a verdade é que (pelo que apurei na web) amanhã, dia 13 de março de 2009, a rede mundial fará 20 anos de criada. Palmas para o TimBL (olha a intimidade...), ele é o cara e merece todo o mérito da existência da World Wide Web (WWW).

Links Relacionados: