quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Eu Não Negocio Meus Amigos

Fala sério! Me assustei ao ver na capa do G1 que o Orkut agora lançou uma nova ferramenta:

"Aplicativo para Orkut permite 'comprar' e 'vender' seus próprios amigos
Objetivo de jogo é ganhar dinheiro negociando perfis.'Não quero estimular tráfico de seres humanos', brinca criador."
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL740587-6174,00-APLICATIVO+PARA+ORKUT+PERMITE+COMPRAR+E+VENDER+SEUS+PROPRIOS+AMIGOS.html

O que você acha disso? Eu não concordo. ganhar dinheiro sim, mas vendendo os amigos... que loucura é essa?! Onde vamos parar?

Ei, pessoal, fala sério né, não vamos fazer isso dar certo aqui no Brasil!!! Se eu pegar alguém me vendendo....

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Campanha Eu Quero Minha Pen Drive

Na verdade não tem nada de campanha... eu simplesmente quero que o meu lindo microcomputador pessoal, que tem aquilo che chamam de Windows Vista instalado (já eu dou outro nome, que começa com "b") aceite a pen drive nova que eu comprei. Ou pelo menos que ele aceite alguma. Pois parece que ficou muito triste após a queima da minha primeira pen drive (de 128kb) e após o defeito na outra (1Gb). Isso sem contar que ele nunca leu a de 512kb. Triste fiquei eu...

Bom, sigo na caça de uma pen drive que aquele pequeno micro aceite. Enquanto isso, conferindo minha caixa de emails vi esta imagem... o que acham?

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A triste tarefa de Escrever uma Nota de Falecimento

É sempre muito difícil dar a notícia de que uma pessoa morreu. Ficamos sem saber que palavras usar, como abordar a pessoa, o que falar depois... o "Eu sinto muito" é sempre bem-vindo. Mas e quando você chega na redação e vem uma notícia do tipo: "escutei burburinhos de que o Dr. fulano faleceu, tenta descobrir isso"?

Esta foi a minha manhã. Mal cheguei ao trabalho e minha editora, que está cobrindo um evento no nordeste, me disse que tinham comentado por lá que um dos fundadores da sociedade (nossa cliente) havia falecido. Mas, como ninguém tinha certeza, liguei para um endocrinologista sempre disposto a nos ajudar e que tinha contato com o doutor falecido para pedir notícias. Ele também não sabia de nada e o jeito foi ligar para a residência do tal médico. Mas e se fosse boato, o que falar? Qual desculpa dar para a ligação?

Nem pensamos nisso. A secretária logo ligou e confirmou a notícia. O Dr. Procópio do Valle havia falecido sim, mas há três meses e, misteriosamente, ninguém sabia. A notícia foi um baque para todos, maior ainda ao saber do tempo. A todo momento, hoje, me recordo daquele senhor simpático, conversador, maravilhoso contador de histórias da endocrinologia no Brasil.

Chegou, então a hora de escrever. Não foi minha primeira vez e, por isso, foi um pouco mais fácil, mesmo com o baque, por se tratar de um médico muito querido. A questão é: Nota de Falecimento é sempre "com pesar". Então, tive a idéia de partilhar este momento e dar algumas dicas para quem possa um dia precisar:
  1. cheque a notícia, sempre e busque saber o motivo do falecimento;
  2. reúna a história da pessoa e faça um breve resumo de sua importância no âmbito profissional;
  3. tente uma declaração de alguém próximo profissionalmente da pessoa;
  4. no caso de ter entrevistas e matérias anteriormente publicadas no site, faça links para elas;
  5. dê o grau de seriedade necessário. Brincadeiras gramaticais não são bem vistas nessa hora;
  6. informe ser uma nota de falecimento;
  7. coloque fotos da pessoa para que, em casos de homônimos, os visitantes do site (que podem vir direto do Google) não se confundam.