
==
Durante todo o mês de abril, acompanhando a lista de discussões do Jornalistas da Web, diversos integrantes da lista comentaram sobre concursos públicos na nossa área. Quem nunca tentou que atire a primeira pedra? (brincadeirinha...) Tenho certeza que muitos não acreditam na veracidade dos resultados destes concursos, mas alguns, como eu, mesmo não acreditando acabam se inscrevendo e prestando algumas provas, na intenção de um dia um anjo passar do seu lado durante a prova e falar "amém".
É difícil acreditar que concursos públicos funcionem em um país onde nada que é público funciona direito. Perdoem-me o extremismo, mas tenho motivos para este "pé atrás". Em concursos públicos gerais eu até acredito que a ordem de classificação seja cumprida na hora da contratação. Já nos casos de provas específicas, fontes seguras (inclusive professores na época de faculdade) me falaram que nestes concursos os terceirizados (que já trabalham na tal empresa estatal) são incentivados a prestarem a prova, tendo apoio na sua preparação para a mesma, e com a garantia que estando classificado, "furará fila".
Ontem, 29 de abril, encerraram as inscrições para um dos concursos mais esperados. A Petrobrás está com várias vagas em diversas áreas, incluindo 3 nichos da comunicação social (jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda). Os salários e benefícios fazem com que qualquer um possa sonhar com casamento e filhos, mas é chato saber que a relação candidato-vaga continua absurda. No caso deste concurso, pessoas que trabalham na Petrobrás falaram que vale a pena fazer a prova e tentar, pois não há armação.
Então, boa sorte a todos e que (realmente) vençam os melhores!!!