quarta-feira, 30 de abril de 2008

Jornalismo e Concursos Públicos

Este post faz parte da quarta edição da Ciranda de Textos, promovida pelo grupo de discussões do JW. O guia deste mês está no blog da Ceila Santos.

==

Durante todo o mês de abril, acompanhando a lista de discussões do Jornalistas da Web, diversos integrantes da lista comentaram sobre concursos públicos na nossa área. Quem nunca tentou que atire a primeira pedra? (brincadeirinha...) Tenho certeza que muitos não acreditam na veracidade dos resultados destes concursos, mas alguns, como eu, mesmo não acreditando acabam se inscrevendo e prestando algumas provas, na intenção de um dia um anjo passar do seu lado durante a prova e falar "amém".

É difícil acreditar que concursos públicos funcionem em um país onde nada que é público funciona direito. Perdoem-me o extremismo, mas tenho motivos para este "pé atrás". Em concursos públicos gerais eu até acredito que a ordem de classificação seja cumprida na hora da contratação. Já nos casos de provas específicas, fontes seguras (inclusive professores na época de faculdade) me falaram que nestes concursos os terceirizados (que já trabalham na tal empresa estatal) são incentivados a prestarem a prova, tendo apoio na sua preparação para a mesma, e com a garantia que estando classificado, "furará fila".

Ontem, 29 de abril, encerraram as inscrições para um dos concursos mais esperados. A Petrobrás está com várias vagas em diversas áreas, incluindo 3 nichos da comunicação social (jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda). Os salários e benefícios fazem com que qualquer um possa sonhar com casamento e filhos, mas é chato saber que a relação candidato-vaga continua absurda. No caso deste concurso, pessoas que trabalham na Petrobrás falaram que vale a pena fazer a prova e tentar, pois não há armação.

Então, boa sorte a todos e que (realmente) vençam os melhores!!!

3 comentários:

Unknown disse...

e qual é o salario que permite casar e ter filhos?

Flavia Garcia Reis disse...

Oi Ceila (e todos),
o salário do concurso da Petrobrás (para comunicador junior) gira em torno de R$4.500,00 mais benefícios....

Vanessa Little disse...

E os benefícios incluem creche e educação dos filhos...É, dá vontade de repensar e ter uma família logo! hehehe
Beijinhos pra minha colega de faculdade!!!