sexta-feira, 25 de julho de 2008

Brasil x Argentina

Recebi um e-mail hoje interessante falando sobre estupenda diferença no preço do combustível comparando o valor cobrado no Brasil com o da Argentina. Isso sem falar no preço dos carros brasileiros comercializados por lá.

Em 2006, tive a oportunidade de viajar para "As Três Fronteiras" nas férias. Foi mais uma das maravilhosas viagens de carro que fiz com a família. Fomos até Foz do Iguaçu (dois dias de viagem) e, de lá, cruzamos as fronteiras com o Paraguai (indo no antro de perdição dos "muambeiros") e com a Argentina (passeando por Puerto Iguazu).

Nesta viagem pude perceber tamanha a diferença no valor dos combustíveis. Nos dias que ficamos por lá, enchemos o tanque duas vezes no posto de Puerto Iguazu, uns cinco minutos depois da divisa dos países. E, sabem o que mais? Lá existem bombas de gasolina específicas para o abastecimento de carros com placas brasileiras, com tarifas diferenciadas. É isso mesmo, se você é brasileiro e vai lá abastecer, paga mais do que os argentinos. Mas o petróleo não é nosso? Não fomos nós que exportamos para lá? Sim, mas turista tem que seguir a lei da terra alheia... então... Ainda assim, pagamos muito mais barato do que se andássemos uns 15 a 20 kilômetros e fôssemos abastecer em Foz do Iguaçu.

Em relação à qualidade do combustível comercializado por lá, é sim muito forte. É forte porque é puro. É forte porque é bom. Mas, como no Brasil temos alguns muitos tributos e salários de parlamentares para pagar, é preciso que os nossos produtos sejam comercializados em valores bem mais altos.

No e-mail que recebi falava de uma reportagem da RBS TV e dizia assim: "Nela (na reportagem) um professor de uma universidade de Porto Alegre foi alertar para os 'perigos' de se abastecer os carros brasileiros com a gasolina da Argentina. Segundo ele, o motor pifa pra já. Só ficou faltando a explicação para os carros produzidos em larga escala aqui e exportados para lá. Serão um modelo especial? Para mim o que pode acontecer é: nossos carros se engasgarem ao entrar em contato com gasolina de verdade, pois estão acostumados com estas garapas mixurucas que nos vendem".

E você, o que acha?

Nenhum comentário: