terça-feira, 3 de julho de 2007

Por que as pessoas mentem?

(texto próprio)

A mentira é uma das atitudes que mais me irritam. Prefiro sofrer com a verdade a descobrir que o outro mentiu pra mim. A mentira quebra encantos, alimenta a raiva, desenvolve um ciclo vicioso e ruim. A grande questão é saber o motivo que leva as pessoas a mentirem. Veremos, por exemplo, alguns casos clássicos:

Nas escolas muitas crianças mentem, na verdade as crianças geralmente mentem. Mas são mentiras "do bem", elas contam suas inverdades, com a intenção de aparecer, se destacar perante os coleguinhas da turma.

Quando crescem, a mentira passa a ser utilizada como uma forma de guerrilha entre os adolescentes. Na intenção de mensurar quem é melhor em tal coisa, ou sabe mais... nesta fase, a mentira passa da inocência para os cálculos minuciosos. Adolescentes mal educados mentem. Mentem para os pais, para os professores, para os colegas, ..., cada mentira tem um propósito... mas também tem uma conseqüência nada legal se descoberta.

Quando adultos, a mentira passa a ser a solução para as desculpas, muitas vezes esfarrapadas. Quando a pessoa atrasa um determinado trabalho, na faculdade ou no emprego, sempre arranja um jeito de mascarar o seu erro. Isso é mentir! Mas será que não seria melhor ser franco com seu professor ou chefe?

Eu, Flavia, tenho certeza que sim. A verdade é sempre melhor, mesmo quando não agrade o outro. Neste caso o problema passará a ser do outro, e não seu. Você irá dormir tranquilo, por ter sido franco e sincero ao dizer, por exemplo, que se atrasou no trabalho porque não conseguiu acordar...

Homens X Mulheres

Outra dica que eu dou é específica para os homens. Fiquem atentos pois as mulheres sabem mentir muito melhor do que vocês e, ainda, têm o tal sexto sentido que "saca" a mentira de longe. Por isso tantos casos de traição do homem são descobertos.

Já a minha dica em relação à traição (que fica para um aprofundamento posterior) é a frase da gloriosa Rita Lee: "Para o homem trair, basta um local, uma oportunidade. Já a mulher precisa de um motivo".

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu post. Muito bem escrito.

Mas para que o homem trair, basta um local, uma oportunidade, concordo também, parece que a maioria é assim.

Acredito que a fidelidade se transformou em mito.

(bem mas existe casos raros, odeio traição, nunca faria isso)

Anônimo disse...

adorei o seu post. eu tambem odeio mentiras, nao consigo entender de jeito nenhum o porque as pessoas mentem tanto. nao é mais facil falar a verdade?
Eu tava pesquisando e encontrei um livro que é "por que as pessoas mentem?" da autora Marisa Lobo. via a sinopse e vou comprar. talvez eu entenda o porque de tanta mentira.