quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O que falar sobre o apagão?

Que grande parte do Brasil ficou sem luz na noite de 10/11/09, continuando por parte da madrugada, todo o mundo (literalmente) já sabe! Afinal, a notícia foi divulgada por diversos jornais, em várias línguas. Agora o que talvez as pessoas não estejam se dando conta é que a probabilidade de (simplesmente) culparem as condições meteorológicas é enorme. Mas será que o apagão não poderia ter sido menos traumático se o sistema de transmissão de energia não fosse mais preparado? Foi tudo culpa da chuva mesmo?

A região de Foz do Iguaçu está passando por um período de fortes chuvas, sim, e a notícia havia sido divulgada durante o dia de ontem e continua sendo destaque hoje. E, é fato, que um raio pode ter sido mesmo o "culpado" pelo start da falta de luz geral. Mas vocês não acham que um país grande como o Brasil deveria ter um plano de contingência mais ativo?

Quando eu estive em Foz do Iguaçu, em 2006, durante a visita à Usina Binacional de Itaipu, fui informada que mais de 90% do Paraguai é abastecido com a energia gerada por Itaipu e cerca de 20% do Brasil está na mesma situação. E, lendo o jornal O Globo de hoje, vi a afirmação do presidente da usina, Jorge Sameck, que disse ter sido a primeira vez que a usina foi totalmente desligada. Não adiantava produzir energia, se a rede de distribuição estava inativa. Por isso, o apagão quase geral.

Segundo matéria na Globonews, os técnicos de Furnas ainda não sabem o que causou o apagão. Ok, não é tão fácil assim, mas algumas afirmações já foram publicadas nos jornais, sites e mesmo ditas em programas de rádio e televisão.

Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, esteve no programa Mais Você, nesta manhã, e também em um debate na Globonews, por volta das 11h30 de hoje. Segundo ele, o Governo Federal falhou por não ter feito o investimento necessário, como a construção de uma nova linha de transmissão de energia, para ser utilizada em casos como estes. É fato que casos como o de ontem não acontecem com frequência, mas quedas de luz em determinadas regiões do país sim.

O problema, segundo divulgado no jornal O Globo, foi na linha de transmissão de energia da Usina de Itaipu, entre o uma cidade do Paraná e de São Paulo. E, por isso, Itaipu foi completamente desligada por certo tempo. Mas, o problema poderia ter causado menos transtornos à população se tivesse uma segunda linha de transmissão – que poderia ter sido construída com o dinheiro arrecadado pelo Governo com o seguro-apagão, recolhido entre junho de 2001 e março de 2002, período no qual o país adotou o racionamento de energia.

O que mais eu questionei ontem e mesmo hoje até falar com meu tio, que trabalhou em Furnas por muitos anos, é: por que as usinas de Angra não entraram em ação? Por que não foram utilizadas como contingência? Ele me explicou que as usinas não são mais de Furnas. Foram compradas pela Eletronuclear. E mesmo quando ainda eram de Furnas, se revezavam em relação ao funcionamento. Ele não sabe qual a atual situação, mas ai vem outro questionamento: o Governo não poderia manter um acordo com a Eletronuclear? Alguém sabe pra onde as usinas de Angra estão fornecendo energia agora?

A repórter da GloboNews, ao vivo, em 11h53, informou que Angra 1 e Angra 2 também sofreram com o apagão e que ainda não retornaram as operações.

Nenhum comentário: