quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Ciranda de Textos Sobre Jornalismo Online

Este post faz parte da primeira edição da Ciranda de Textos, organizada pelo grupo de discussão do Jornalistas da Web. O tema deste "lançamento" é Jornalismo Online.

Eterno Aprendizado

Trabalhar com jornalismo e internet é um eterno aprendizado. Se você quer entrar neste mundo, não dá pra parar no tempo. Não dá pra se preparar na faculdade e esquecer de se atualizar depois. O jornalismo, apesar de não ser uma ciência exata, tem seus conceitos e formas indicadas e pré-determinadas. Enquanto isso, a internet se inova a cada dia, novas tecnologias são lançadas, divulgadas e testadas. Daí, até que todos conheçam a novidade, surge outra ainda mais interessante e desafiadora.

Hoje em dia, não dá pra fazer jornalismo online sem pensar em web 2.0, del.icio.us, technorati, via6, podcast, seo... Não que você precise usar todas essas "novidades", mas é necessário saber que existem e para que servem. Além disso, é preciso exercitar o seu espírito marketeiro. Quem não se divulga não tem destaque.

Sou formada em jornalismo e trabalho com a internet desde fevereiro de 2001. Muita coisa já surgiu e outras tiveram modificações, algumas drásticas. Naquela época, me aventurei a fazer a monografia sobre o jornalismo online. Tive pouco material de apoio. Posso dizer que fui salva pelo livro do Bruno Rodrigues (Webwriting), que me guiou por um capítulo inteiro, mas e o resto? Tive que me virar, buscar informações na internet, perguntar para os amigos suas previsões e defender (com unhas e dentes) as teorias que criei a respeito do assunto. Imaginem que a pessoa mais importante da minha banca examinadora era uma professora de Ética e Legislação de 76 anos de idade. Em resumo, consegui meu diploma e minha vida como jornalista digital estava apenas começando.

Informação Rápida ou de Qualidade

Uma das grandes preocupações na época era a necessidade da informação antes de qualquer outro veículo. As redações online começaram a utilizar os profissionais que tinham e o que realmente importava era o furo de reportagem. Atualmente o conceito do imediatismo continua (ele faz parte da web), mas a preocupação com a qualidade da informação passada está em alta. E, posso afirmar, é possível ser ágil e ter qualidade.

Mercado de Trabalho

O campo de trabalho para um jornalista digital é bem amplo. Algumas empresas já vêem a figura do jornalista como essencial dentro de sua área de comunicação, comandando o site da organização. As grandes empresas de comunicação possuem redações especificamente para seu veículo online. Então, se você é jornalista e quer entrar neste meio, prepare-se. Invista em você, batalhe pela sua atualização e se faça conhecido. A sua capacidade intelectual e profissional irá te manter no mercado, mas (in)felizmente o que realmente vai te colocar numa boa posição é o QI (a indicação).

* Veja a lista dos blogs que fazem parte desta primeira Ciranda de Textos no Blog do André Deak.

Nenhum comentário: