quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Mas Gestão de Conhecimento não é gerir idéias?

Não não é isso, não é simplesmente isso, é muito mais do que isso... Na verdade acho que Gestão do Conhecimento é mais um daqueles termos que as pessoas criam para nomear determinados procedimentos que deveriam ter sido providenciados e não foram.
Quem em uma empresa nunca ouviu falar que algo não deu certo por falta de gestão? Alguns podem se arriscar a dizer que gestão de conhecimento é aquilo que falta quando o cara chega numa prova e não sabe nada...
Alooow... terra chamando!

Gestão de conhecimento pode ser a "arte" de documentar as informações de uma organização de forma que as rotinas e procedimentos não fiquem perdidos no espaço ou vagando pelos corredores e encontros de coolegas da mesma organização.

Ontem, na pós, tivemos a primeira aula de Gestão de Conhecimento, com o Fernando Goldman. Posso dizer que foi pirante. Não sei mais o que sei nem o que não sei sobre isso. Só espero que saiba alguma coisa no final.

Só para não deixá-los tão perdidos, no Wikipedia, os objetivos da gestão do conhecimento são descritos como:

• Tornar acessíveis grandes quantidades de informação corporativa, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;
• Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional);
• Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.
• Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.
• Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.

Nenhum comentário: