quarta-feira, 10 de junho de 2009

11º Encontro Locaweb – Palestra de Fábio Akita (Locaweb)

O mais legal é que a palestra do Fabio Akita foi específica de produção de software, mas os conceitos são válidos para qualquer projeto.

Segundo ele, a quantidade de projetos de sucesso no mundo é de 32%, fracasso médio 44% (por atrasos, mudanças não projetadas, etc). Ao falar sobre a criação de softwares ele afirmou ser um processo criativo “assim como arte, não se aprende de uma hora pra outra”. Lembrou que o desenvolvimento interativo de software não é uma coisa nova e afirmou que curto prazo significa feed back mais rápido, “que é o processo mais importante para qualquer produção”.

Ele falou de praticarmos “hansei” (palavra em japones) que não é simplesmente refletir e se desculpar, é ter a consciência de que erramos e buscar a melhoria contínua. “Precisamos admitir que somos péssimos em prever o futuro!”, afirmou. Ele incentivou a prática dos testes de software, afinal, é melhor (e mais barato) descobrir possíveis erros antes de apresentar o projeto ao cliente.

Outras duas frases que marcaram o meu dia é que “ser lider é muito mais difícil do que ser gerente”, e ainda “uma jornada sempre começa com o primeiro passo e a filosofia do imediatismo pode atrapalhar a chegada ao ponto final”, por @akitaonline no #11elw.

Este post é parte da cobertura feita no 11º Encontro Locaweb de Profissionais de internet, realizado em 9 de junho de 2009, no Rio de Janeiro. Veja mais em: http://migre.me/223N
  • A foto do Fábio Akita foi tirada (e gentilmente sedida) pelo @pedrocardoso.

Nenhum comentário: