quarta-feira, 17 de junho de 2009

Vocês se lembram do Twestival?

Em fevereiro deste ano participei do Twestival Rio, conforme registrei aqui neste blog.

Hoje, lendo os posts de meus "seguidos" no twitter encontrei o vídeo que mostra o que está sendo feito com toda a grana arrecadada naquele evento. É a prova concreta de que a internet é uma porta aberta para tudo neste mundo. Uma das mais belas atitudes (ajudar o próximo) foi conseguida com um encontro de twiteiros espalhados por diversas cidades do mundo.

Me sinto orgulhosa de ter feito parte deste evento e de ter ajudado este projeto. Que venham novos Twestivais!!!

Twestival Well Drilling - Day 1 from Ethiopia - charity: water from charity: water on Vimeo.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

11º Encontro Locaweb - Martha Gabriel fala sobre SEO e SEM

Para finalizar o evento, foi programada uma palestra com a Martha Gabriel (@marthagabriel) sobre SEO e SEM. Confesso que a cabeça já estava cansada e eu pouco aproveitei. Mas a palestra foi bastante didática e útil. A Martha deu várias dicas boas e me fez pensar um pouco mais sobre o marketing de buscas, que eu aprendi com o Paulo Rodrigo (@webpaulo), na Pós em Marketing Digital, da Facha.

Dentre as frases da Martha eu selecionei algumas e postei no meu Twitter, durante o evento. Uma delas foi: “se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve!”. A outra, que eu gostei ainda mais, foi: “SEM é como dieta - as regras são fáceis, difícil é a disciplina par segui-las”.

A Martha Gabriel, no #11elw, fechou sua palestra com um código de barras em imagem (aprendi isso com o @mariocavalcante, durante a Pós – ok, sei que vivo falando deste curso, mas foi durante o curso que mais desenvolvi minhas habilidades e conhecimentos em redes sociais e internet. Não tem como não ser repetitiva...).

Ela também falou sobre o vídeo o Epic 2015, uma releitura do Epic 2014 (que eu já tinha visto). O mais legal é que o Epic 2015 foi feito em 2006. Quer ver o vídeo? Acesse. É fato que muito do que foi previsto nestes vídeos já aconteceu, mas acho que o fato mais impactante que ainda não saiu das previsões dos autores de Epic foi a junção do Google com a Amazon. O tal Googlezon é falado desde o Epic 2014.

Deixo aqui a frase final do vídeo Epic 2015: “Bem-vindo à era em que nós mesmos geramos conteúdos relevantes para as outras pessoas!”

Este post é parte da cobertura feita no 11º Encontro Locaweb de Profissionais de internet, realizado em 9 de junho de 2009, no Rio de Janeiro. Veja mais em: http://migre.me/223N
  • A foto da Martha Gabriel foi tirada (e gentilmente sedida) pelo @pedrocardoso.

Painel Empregabilidade 2.0 (11º Encontro Locaweb)

Alguns palestrantes do 11º Encontro Locaweb (e outros convidados) participaram de uma mesa redonda discutindo formas de como encontrar seu próximo emprego utilizando as mídias sociais. Estiveram no painel os especialistas: @fseixas, @scarvalho, @gchapiewski, @rodrigolourenco, @renedepaula e @marcelotripoli.


Uma das principais discussões foi que não dá para separar o pessoal do profissional. Você não pode ser mais de uma pessoa se quiser trabalhar com internet. As redes sociais estão ai espalhadas em diversos tipos (fotos, músicas, textos, vídeos, etc) e se você quer ter uma identidade na internet (eu, Flavia) acho que você precisa unificar as informações. Participar de tudo o que quiser, desde que seja você mesmo. É preciso ter em mente que o seu próximo chefe ou parceiro de trabalho poderá fuxicar o seu Orkut, por exemplo, antes de te escolher e vai ficar feio ter certas informações por lá. Você não acha?

É bem o que o Renée de Paula, da Microsoft, falou “tudo o que você disser poderá ser usado contra você”. Em complemento eu também concordo com o Marcelo Trípoli quando ele diz que é o “real life que faz a diferença”. Sim, é trabalhando é o dia a dia que vai mostrar o seu potencial e não uma comunidade ou outra a qual você faz parte, por exemplo. Mas é preciso saber que os empresários estão olhando isso.

O Fábio Seixas, do Camiseteria.com (e meu ex-professor de e-commerce), completou dizendo que prefere contratar um profissional com mais potencial e menos experiência do que o inverso. Isso porque ele trabalha com criação e o processo criativo é um dom.

Este post é parte da cobertura feita no 11º Encontro Locaweb de Profissionais de internet, realizado em 9 de junho de 2009, no Rio de Janeiro. Veja mais em: http://migre.me/223N

11º Encontro Locaweb – Palestra de Renée de Paula (Microsoft)

No ano passado tivemos a palestra UAU, neste ano uma mais futurista ainda, e olha que o Renée de Paula (@renedepaula) disse que estava mostrando vídeos antigos. A apresentação dele foi não linear, sem um Power point ou algo assim. Ele foi falando e mostrando de tudo um pouco. Alguns vídeos que ele mostrou eu já conhecia ou já tinha ouvido falar, mas é como o @webpaulo falou: “O vídeo é apenas um detalhe. Os comentários do @renedepaula é que são especiais”.

Sabe o que foi mais legal de tudo, vendo os vídeos futuristas? É que algumas das coisas (nos vídeos do @rednedepaula) já estão em protótipo!!! Ou seja, o futuro tá logo ai... Mesmo já tendo visto no ano passado o tal do Deep zoom, não tive como manter o queixo no lugar vendo, por exemplo, a imagem de uma mulher pegando sol em um parque no meio do nada, cuja foto inicial (sem zoom) sequer aparecia a tal área descampada do parque.

Mas se você acha que isso foi o mais legal, enganou-se. Outro produto da Microsoft, o Photosynth monta o ambiente em 3D “simplesmente” com (muitas) fotos. O Renée fez uma visita virtual pelo ambiente que a gente estava, passando pelas portas e vendo a sala ao lado. Sensacional! Bom, o blog do @renedepaula é "O UAU nosso de cada dia". Vale muito a pena conferir.

  • Ah, durante a apresentação dele eu lembrei que noticiamos "Futuro nos Consultórios" no site da SBEM, com texto de Pablo de Moraes.

E, se você pensa que estamos em crise econômica mundial (o que é pura verdade), saiba que a Microsoft não está nem aí pra isso. Segundo o Renée, no ano passado foram investidos 8 milhões de dólares em inovação e a previsão para este ano é de 9 milhões e meio. Então ta né.
Pra finalizar, o @renedepaula mostrou um vídeo que tinha prometido no início da palestra e quase esqueceu, a sorte é que um dos twiteiros da platéia lembrou. A novidade se chama Projeto Natal, por ter sido criado por uma pessoa na cidade de Natal (RN), e eu quero um desses do Papai Noel!!! O vídeo está no You Tube.

Este post é parte da cobertura feita no 11º Encontro Locaweb de Profissionais de internet, realizado em 9 de junho de 2009, no Rio de Janeiro. Veja mais em: http://migre.me/223N
  • A foto do Renée de Paula foi tirada (e gentilmente sedida) pelo @pedrocardoso.

11º Encontro Locaweb – Palestra de Rodrigo Lourenço (Google)

Quem esteve no 10º Encontro Locaweb, em 2008, se lembrou do Rodrigo (@rodrigolourenco), executivo do Google. Ontem, ele apresentou os vários serviços que podem ajudar os webmasters a colocarem seus sites em destaque, acompanharem suas visitas e tudo o mais que o super Google pode oferecer. Ele começou com as seguintes perguntas:

O que você conhece do Google? O que você usa dele?”

Eu como mera usuária posso afirmar que uso muito do Google e torço todos os dias para q ele continue crescendo, para não parar de oferecer os serviços. Afinal, o dia em que seus executivos (ou servidores) resolverem fazer greve, é melhor ficar em casa... rs

Sobre o Google Adwords, o Rodrigo lembrou que é um serviço compatível com qualquer projeto, pois seu investimento é moldável pelo usuário. O Google não determina quanto deve ser gasto em cada palavra. No Twitter eu lembrei que aprendi isso com o professor Paulo Rodrigo (@webpaulo), autor do Livro SEO e dono do Blog Marketing de Busca.

Ele falou que quando anunciamos no Google Adwords, podemos aparecer na rede de pesquisas (= rede de parceiros), na rede de conteúdo (sites do grupo Google) e/ou no próprio Google. Podemos inclusive aparecer somente em uma comunidade do Orkut, por exemplo. Outra coisa que vale lembrar: a fórmula de prioridade no google depende do CPC (custo por clique) e do CTR (% de cliques sobre o total de exibição do seu anúncio), mas não é só isso.

Tudo o que o Rodrigo falou no #11elw está no http://google.com.br/locaweb.

Este post é parte da cobertura feita no 11º Encontro Locaweb de Profissionais de internet, realizado em 9 de junho de 2009, no Rio de Janeiro. Veja mais em: http://migre.me/223N
  • A foto do Rodrigo Lourenço foi tirada (e gentilmente sedida) pelo @pedrocardoso.

11º Encontro Locaweb – Palestra de Fábio Akita (Locaweb)

O mais legal é que a palestra do Fabio Akita foi específica de produção de software, mas os conceitos são válidos para qualquer projeto.

Segundo ele, a quantidade de projetos de sucesso no mundo é de 32%, fracasso médio 44% (por atrasos, mudanças não projetadas, etc). Ao falar sobre a criação de softwares ele afirmou ser um processo criativo “assim como arte, não se aprende de uma hora pra outra”. Lembrou que o desenvolvimento interativo de software não é uma coisa nova e afirmou que curto prazo significa feed back mais rápido, “que é o processo mais importante para qualquer produção”.

Ele falou de praticarmos “hansei” (palavra em japones) que não é simplesmente refletir e se desculpar, é ter a consciência de que erramos e buscar a melhoria contínua. “Precisamos admitir que somos péssimos em prever o futuro!”, afirmou. Ele incentivou a prática dos testes de software, afinal, é melhor (e mais barato) descobrir possíveis erros antes de apresentar o projeto ao cliente.

Outras duas frases que marcaram o meu dia é que “ser lider é muito mais difícil do que ser gerente”, e ainda “uma jornada sempre começa com o primeiro passo e a filosofia do imediatismo pode atrapalhar a chegada ao ponto final”, por @akitaonline no #11elw.

Este post é parte da cobertura feita no 11º Encontro Locaweb de Profissionais de internet, realizado em 9 de junho de 2009, no Rio de Janeiro. Veja mais em: http://migre.me/223N
  • A foto do Fábio Akita foi tirada (e gentilmente sedida) pelo @pedrocardoso.